Como vender mais pelo Instagram e Facebook:

Como vender mais pelo Instagram e Facebook:

Como vender mais pelo Instagram e Facebook: defina a sua brand persona e sua Bayer persona

Se você quer vender no Instagram ou no Facebook, é muito importante saber quem é a sua marca e como ela se comunica. Trata-se de uma marca jovem? Formal ou informal? Fala gírias e usa abreviações ou não? Isso será muito importante para guiar a sua forma de trabalhar o marketing de conteúdo e se comunicar com os possíveis clientes.

Construa também a sua Bayer persona. Pesquise sobre o seu público, compreenda não só as características demográficas, mas os seus sentimentos, questionamentos, percepções, comportamento de consumo e visão sobre a vida.

Faça um planejamento estratégico!

Tire todas vantagens possíveis do calendário sazonal, mas cuidado com datas que não possuem afinidade com o seu negócio.

Ao longo do ano existem muitas datas importantes para o varejo, mas nem todas valem o seu esforço em comunicação, descontos e operacionalização.

Escolha aquelas que fazem sentido com o mercado no qual está inserido, uma boa forma de fazer isso pode ser pesquisando quais os nichos que mais vendem em cada data e descobrindo onde você se enquadra. Uma ótima fonte para isso é a pesquisa Web shoppers, divulgada anualmente pela E-bit. Além disso, escolha os seus objetivos e trace os caminhos que pretende seguir para alcançá-los. Uma boa maneira de fazer isso é utilizar os indicadores de desempenho . E, se você for fã de Star Wars, aqui você estará do lado web da força.

Com o planejamento estratégico do seu negócio em mãos, faça um planejamento tático do que você vai comunicar nas redes sociais através de um calendário editorial para redes sociais. Assim, será mais fácil criar um diálogo consistente com o seu público e ter cada vez mais fãs da marca.

Use e abuse das funcionalidades de vendas!

Atualmente o Instagram e o Facebook, principalmente, possuem uma série de funcionalidades que têm como objetivo apresentar o seus produtos para o público além de poder conectar com seu site ou loja virtual.

A famosa sacolinha do Instagram. Permite que proprietários de perfis comerciais marquem seus produtos e, ao clicar, os usuários podem ver diretamente o produto ofertado, seu preço e até mesmo como ir para a página do produto do seu e-commerce se for o caso. Legal, né?

Outra possibilidade é trabalhar com os anúncios de coleção. No Facebook você pode criar uma experiência com uma imagem ou vídeo e mais quatro miniaturas de produto abaixo que, quando o usuário interage, abre-se fornecendo como uma “página” com os seus produtos. Trata-se de uma experiência imersiva nos suas produtos totalmente focada em conversão.

Não se limite às redes sociais!

Parece irônico, depois de todas essas dicas sobre como vender nas redes sociais, que eu diga para que você não se limite às redes sociais. Mas essa é a mais pura verdade.

O fato é que o seu público está no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TitkTok e por aí vai e você pode vender por esses canais, mas só isso não é suficiente. Mesmo que você comece a presença do seu negócio na internet através das redes, à medida em que você for crescendo – e torcemos de verdade para que isso aconteça super rápido – irá perceber que não é o suficiente.

Cada vez mais o público irá procurar por você e perceberá que ter o território da sua marca é muito importante para vender cada vez mais.

Gostou do Post? Então compartilhe nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo